Instagram anuncia o recurso Reels para competir com o TikTok

reels-nova-plataforma-de-videos-do-facebook-dicas-ana-p-novidades-app

O Instagram anunciou, hoje 23 de junho, mais um novo recurso na plataforma. Chamado Reels, é basicamente uma extensão do teste com as Cenas, vídeos de até 15 segundos que já são gravados com cortes e edição de áudio, desde que sejam músicas disponíveis na biblioteca da própria rede social — a ideia é competir com o TikTok.
O recurso está disponível ainda em fase de testes no Brasil, onde já aparecia como Cenas, França e Alemanha, que passam a ter a opção pela primeira vez. De acordo com a plataforma, “o Reels permite que você se expresse e ao mesmo tempo crie conteúdo de entretenimento, seja testando uma dança divertida com os seus amigos ou dividindo mensagens sobre temas importantes para você com uma audiência global e diversa”.

Antes de compartilhar, você ainda escolhe uma foto de capa para o vídeo. Isso, claro, se você tiver optado pelo compartilhamento na linha do tempo e na aba Explorar, já que nos Stories vai passar normalmente, como uma publicação qualquer deste recurso.
explorar-reels-ana-p

explorar-reels-ana-p
Para assistir os Reels já disponíveis, basta ir na aba Explorar — a lupa no menu inferior do Instagram — e abrir o primeiro vídeo que aparecer. Você vai ver uma série de vídeos curtos e editados, e aí pode curtir, compartilhar e comentar. Isso, claro, se estiver no Brasil, na Alemanha ou na França. Quem mora em outros países só vai poder ver essas publicações no feed.

Compartilhamento
Outra particularidade do Reels será que o usuário vai poder decidir se quer que esse conteúdo apareça para os seguidores ou seja apresentado também na aba Explorar do app. O conteúdo tradicional é distribuído principalmente para os seguidores do perfil.

Dados do Instagram apontam que 50% dos usuários já consomem conteúdo que aparece na aba Explorar. A visualização dos Reels será feita por lá para quem não é seguidor. O conteúdo será exibido de acordo com uma mistura de algoritmo de indicação, com base nos interesses do usuário, e curadoria humana, baseada na cultura de cada região.

Outra novidade diz respeito ao uso de áudios. Shash explicou que quando alguém compartilha um reel com áudio original, este fica atribuído ao perfil. “Se você tiver uma conta pública, as pessoas podem criar Reels com seu áudio”, conta.

Qual a diferença entre o Reels e o TikTok?
Diferentemente do TikTok, no entanto, o Cenas do instagram conta com a vantagem de fazer parte do mesmo pacote de recursos que a rede social oferece, como por exemplo: as mensagens diretas, melhores amigos, e chats. Desta forma, não é preciso compartilhar suas cenas com todo mundo.

Além disso, o Cenas do Instagram possui outras ferramentas criativas:

Seleção de músicas disponíveis no catálogo e upload de trilhas originais que podem ser usados por outros usuários;
Ajuste de velocidade do vídeo, podendo ser mais rápido ou em câmera lenta;
Ferramenta fantasma que permite alinhar uma cena a outra;
Botão multi-clipes permitindo o uso de stiker ou texto em cenas específicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*