Instagram lança nova ferramenta de monetização para criadores com os presentes virtuais nos vídeos curtos

Foi divulgado pelo Instagram que será ampliado o acesso a um novo recurso de monetização chamado “Gifts” para os criadores nos Estados Unidos. O recurso já estava sendo testado desde o ano passado e possibilita que os seguidores deem um apoio financeiro aos seus criadores favoritos através de presentes virtuais temáticos.
Como funciona o recurso “Gifts” do Instagram?
O recurso “Gifts” do Instagram funciona permitindo que os usuários comprem estrelas virtuais no aplicativo, usando a moeda virtual chamada Stars. As estrelas podem ser adquiridas em pacotes a partir de US$ 0,99 na web, mas no aplicativo do Instagram, elas só podem ser compradas diretamente como compras no aplicativo. Os preços dos pacotes variam de 45 estrelas por US$ 0,99 a 300 estrelas por US$ 5,99. Os presentes são comprados com essas estrelas e só estão disponíveis nos Reels, permitindo que os fãs forneçam suporte financeiro aos seus criadores favoritos. A introdução desse novo recurso de monetização oferece outra fonte de receita além da publicidade para o Instagram, que anteriormente dividia a receita com os criadores. A inclusão de presentes no Instagram permite que a plataforma compita com rivais como o TikTok, onde presentes virtuais já estão disponíveis.


Por que devo me importar?
O novo recurso de presentes virtuais nos Reels do Instagram pode incentivar mais criadores a adotarem o formato, que continua sendo uma prioridade para a plataforma em sua batalha com o TikTok. Apesar de ter reconhecido recentemente que pode ter excedido a quantidade de vídeos enviados aos usuários no ano passado, o Instagram ainda vê os Reels como uma forma de impulsionar o crescimento. Durante a divulgação dos ganhos do primeiro trimestre de 2022, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, informou que as visualizações de vídeo dos Reels no Facebook e Instagram mais que dobraram este ano, e as pessoas compartilhando Reels com amigos mais que dobraram nos últimos seis meses. Isso torna cada vez mais atraente para os criadores investirem em Reels, oferecendo uma ótima oportunidade para a marca deles. Embora o recurso de presentes virtuais esteja disponível apenas para criadores nos Estados Unidos no momento, o Instagram planeja estendê-lo a mais criadores em breve.
