TikTok implementa um novo sistema de punições baseado em alertas com o objetivo de impedir que infratores habituais continuem cometendo violações.
A empresa TikTok está facilitando a compreensão das suas regras e da situação das contas dos criadores, através de uma reformulação de seu “sistema de administração de contas”. Isso inclui um novo sistema de alertas, bem como recursos que permitem aos criadores verificar se o seu conteúdo foi bloqueado nas recomendações do aplicativo. A finalidade destas mudanças é combater a reincidência de infratores no aplicativo, ao invés de lidar com casos individualmente. De acordo com o TikTok, este é um problema comum.
Os infratores reincidentes tendem a seguir um padrão – nossa análise descobriu que quase 90% violam usando o mesmo recurso de forma consistente e mais de 75% violam a mesma categoria de política repetidamente.
O novo “sistema de avisos” do TikTok
A plataforma diz que:
Sob o novo sistema, se alguém postar conteúdo que viole uma de nossas diretrizes da comunidade, o conteúdo será removido e sua conta receberá um aviso. Se uma conta atingir o limite de avisos em um recurso do produto (ou seja, comentários, AO VIVO) ou política (ou seja, bullying e assédio), ela será banida permanentemente.
A empresa afirmou que os usuários também correm o risco de serem banidos se cometerem uma infração considerada “grave” em apenas uma ocasião.
O TikTok agora segue o exemplo de suas plataformas concorrentes, o YouTube e a Meta, ao utilizar um sistema de avisos contra contas que infringem suas políticas. Cada plataforma tem suas próprias diretrizes para avaliar os avisos e as consequências associadas a eles.

O TikTok anunciou que está fornecendo novos recursos para os criadores verificarem se sua conta sofreu punições nos últimos 90 dias. Este recurso estará disponível na seção “status da conta” da Central de Segurança da plataforma, e também haverá uma seção “Relatórios” para rastrear conteúdo ou contas denunciadas. Estas mudanças visam aumentar a transparência sobre as práticas de moderação de conteúdo e recomendações algorítmicas da plataforma, que estão sendo observadas de perto por reguladores e legisladores.
